sábado, 27 de março de 2010

Agepel abre inscrições para seleção de exposições no MAC

Agepel abre inscrições para seleção de exposições no MAC


A Agência Goiana de Cultura (Agepel) abre inscrições, até 20 de abril, para selecionar exposições a serem realizadas nas Salas Samuel Costa e Sala “L” do Museu de Arte Contemporânea (MAC). O objetivo é valorizar e incentivar as artes visuais, bem como promover e disseminar a arte contemporânea, dando oportunidade a novos talentos artísticos, as inscrições poderão ser feitas pessoalmente ou por correio no Museu de Arte Contemporânea (MAC), Ed. Parthenon Center, sobreloja, Rua 4 nº 515 – Setor Central, CEP 74020-060 ou pelo endereço eletrônico: museugo@yahoo.com.br.

As propostas serão avaliadas por uma comissão a ser composta por profissionais da área de artes visuais, que irão analisar critérios como: contemporaneidade, contribuição para a pesquisa, caráter inovador, coerência e genuinidade, adequação da proposta ao espaço disponível.

Os interessados deverão apresentar projeto de exposição (concepção, descrição, características específicas, plano de montagem e outros quesitos). As propostas deverão estar acompanhadas de documentação fotográfica, em papel ou gravada em CD dos trabalhos a serem expostos ou ainda clip em DVD, com identificação completa das obras (caso de obras que exijam essa mídia).

As exposições selecionadas serão divulgadas no site da Agência Goiana de Cultura: (www.agepel.go.gov.br), que informará o resultado também por comunicação individual, via e-mail e/ ou correio até 30 de abril de 2010.

Contato: Museu de Arte Contemporânea – (62) 3201-4686

Serviço:

Evento: Edital para seleção de exposições para o MAC
Data: Até 20 de abril de 2010
Horário: Diariamente, das 9 às 18 horas
Local: Museu de Arte Contemporânea (MAC) – Rua 4 nº 515
Ed. Parthenon Center, sobreloja – Setor Central – Goiânia
GO. CEP 74020-060 ou pelo site: museugo@yahoo.com.br


Digite aqui o resto do post

Leia Mais…

sábado, 6 de março de 2010

I MOVE-UFG I Mostra de Vídeo Etnográfico/UFG




Inscrições e regulamento

I MOVE - UFG. I Mostra de Vídeo Etnográfico



A I Mostra de Vídeo Etnográfico da UFG tem por objetivo mobilizar os realizadores de vídeos etnográficos; propiciar a criação de redes de cooperação e intercâmbio de experiências; fortalecer o diálogo entre realizadores da UFG, de outros centros universitários e a população.

O I MOVE pretende mobilizar antropólogos visuais, realizadores de grupos tradicionais e movimentos sociais para apresentar discutir e intercambiar vídeos etnográficos. O etnodesenvolvimento, como diálogo entre o saber tradicional e o saber técnico ocidental será o ponto de encontro entre os diversos participantes.

O I MOVE estará organizado a partir de quatro eixos:

a- Mostra Livre, aberta à inscrição do público em geral;

b- Mostra dos Núcleos de Antropologia Visual;

c- Fórum e Palestras Magistrais;

d- Espaço de troca e intercâmbio de experiências.



O MOVE É AMOSTRAMENTO. ‘Amostrar’ outro olhar no vídeo. Um olhar do outro, sobre o outro e até por ele mesmo produzido. O I MOVE pretende propiciar o “encontro” etnográfico, entre realizadores e criadores, propiciar a fruição cultural. Fruição cultural como o prazer de produzir, consumir e intercambiar, na sensualidade de um espaço público plural, democrático e dadivoso. Etnografia entendida como diversidade de vozes e de olhares.

Amostrar é fazer ver, pôr a vista, se exibir. Etnografia é mostrar o povo, seus pontos de vista, seus símbolos. Amostramento plural, que contemple a diversidade indígena, quilombola, das religiões de matriz africana e de tantos grupos que compõem o povo brasileiro. Os vídeos podem ser realizados pelos antropólogos, pelos grupos, pelos professores indígenas das licenciaturas interculturais, pelos terreiros, pelos pontos de cultura.

O I MOVE trabalhará o vídeo etnográfico, entendido como material audiovisual produzido por antropólogos e também pelas comunidades. O vídeo etnográfico como “amostramento” é produzido com e pelos diferentes grupos, no diálogo com as tradições. Se a Etnografia pode ser entendida como encontro, amostramento e tradução, o vídeo etnográfico pode ser entendido como instância de diálogo para conhecer e dar-se a conhecer.

Leia Mais…

sexta-feira, 5 de março de 2010

ABD-GO ABRE INSCRIÇÕES PARA A VIII ABD CINE GOIÁS


ABD-GO ABRE INSCRIÇÕES PARA A
VIII ABD CINE GOIÁS - MOSTRA COMPETITIVA


A Associação Brasileira de Documentaristas - Seção Goiás (ABD-GO) abriu hoje as inscrições para o VIII ABD CINE GOIÁS Mostra Competitiva, que abrange todos os gêneros de filmes e é um dos espaços mais importantes para exibição da produção cinematográfica goiana.
A ABD CINE GOIÁS, este ano em sua oitava edição, acontece paralelamente ao XII FICA, na Cidade de Goiás, entre 9 e 11 de junho, e distribui 18 mil reais em prêmios.
São aceitos filmes produzidos por realizadores goianos em qualquer formato de captação e finalização e com qualquer duração. As obras devem ter sido finalizadas a partir de 2009 e não podem ter sido inscritas em edições anteriores da Mostra.
Entre as novidades deste ano está a homenagem ao cineasta, crítico e escritor Beto Leão, falecido no ano passado quando exercia a presidência da ABD-GO. Beto Leão passa a ser o nome do prêmio principal da Mostra, atribuído ao melhor filme em todos os gêneros.
Segundo Leandro Cunha, presidente da ABD, entre outras novidades importantes para este ano, está a definição clara do que se entende por filme goiano, algo que já foi objeto de questionamentos em edições anteriores do FICA. “A falta de um critério claro permitia, por exemplo, que alguém nascido aqui, mas que produziu um filme em outro estado, pudesse pleitear sua aceitação na Mostra. Com o novo regulamento, isso não é mais possível, pois o que conta é a residência do detentor dos direitos autorais, que deve ser radicado em Goiás.” Além disso, também visando dirimir conflitos, o regulamento traz definição clara de duração para cada metragem de filme: são considerados curtas obras com até 20 minutos de duração, longas, aqueles filmes com 70 minutos ou mais, e médias aqueles no intervalo entre os dois.
Serão, no total, três horas e meia de filmes, cuja seleção ficará a cargo de uma comissão formada por filiados de outras seções estaduais da ABD, como já acontece há alguns anos.
A VIII ABD CINE GOIÁS acontece com o apoio da AGEPEL, através do FICA, e da CARA Vídeo. O regulamento e ficha de inscrição podem ser baixados no site do Festival (www.fica.art.br). As inscrições se encerram no dia 26 de março e os selecionados serão anunciados no dia 28 de abril.


SERVIÇO:
VIII ABD CINE GOIÁS MOSTRA COMPETITIVA
Onde: Cidade de Goiás
Quando: 9 a 11 de junho (Inscrições de 3 a 26 de março)
Como: Baixando regulamento e ficha de inscrição no site www.fica.art.br

Leia Mais…