segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Olhares Etnográficos - Jean Rouch, A Caça ao Leão com Arco


Nesta terça feira, na FCS, as 12hs,  o grupo de extensão "Olhares Etnográficos" apresenta e discute o filme  A Caça ao Leão com Arco (1965). Neste filme, com a estrutura de um documentário clássico,  Jean Rouch retrata formas tradicionais de caça ao melhor estilo etnográfico, com uma narrativa dramática. 









La Chasse au Lion à L' Arc (França, 1965).
De Jean Rouch. Cores. Duração 80’.
« Os caçadores Songhay, uma casta hereditária, são os únicos que possuem o direito de matar leões. Aos pastores só é permitido jogar pedras para afugentá-los. Os Peul [povo nômade africano] estimam que o leão seja necessário ao rebanho, e sabem identificar cada leão por seus traços. Mas, quando um leão mata demasiado gado, é preciso suprimi-lo, pois este é um leão assassino » (J. Rouch).
 De 1957 à 1964, Jean Rouch seguiu os caçadores Gaos da região de Yatakala com sua câmera 16 mm. O  filme retrata os episódios desta caça na qual técnica e magia estão intimamente ligadas : fabricação dos arcos e flechas, preparação do veneno, rastreamento e ritual de sacrifício. A história das diferentes expedições de caça é apresentada como narrativa tradicional, a história de « gaway gawey », a maravilhosa caça aos leões, para as próximas gerações que não poderão mas participar da caça ao leão com arco.






Sem comentários:

Enviar um comentário